sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Igreja se diz envergonhada por relatório sobre abusos na Holanda .

Religiosos pedem desculpas após comissão denunciar acobertamento de até 20 mil casos


AMSTERDÃ - Um relatório divulgado nesta sexta-feira por uma comissão independente na Holanda voltou a colocar a Igreja Católica na mira de denúncias de abusos sexuais. O documento afirma que entre 10 mil e 20 mil menores de idade foram vítimas de abusos enquanto estavam em instituições da Igreja, como orfanatos e seminários, entre 1945 e 1981. A investigação foi encomendada pela Conferência dos Bispos e a Conferência Religiosa Holandesa (NKR). Em comunicado, as duas organizações pediram "sinceras desculpas" e se disseram envergonhadas.
"Os bispos e diretores da KNR estão chocados com o abuso sexual de menores e as práticas descritas no relatório final. Isso nos enche de vergonha e dor", diz a nota. "Os agressores não são os únicos culpados. Autoridades da Igreja que não agiram corretamente e não deram prioridade aos interesses e ao cuidado das vítimas também tem culpa. Nós lamentamos profundamente esse abuso", acrescenta o texto.

As agressões listadas variam de graus menores a maiores, incluindo estupros, segundo o texto. Formada depois que uma onda de denúncias atingiu, em 2010, a Igreja Católica - em países como Holanda, Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Estados Unidos e Irlanda -, a comissão afirma que os abusos cometidos por padres, funcionários leigos e leigas foram sistematicamente acobertados para proteger a reputação da instituição.

- As ordens (religiosas) estão lidando com os casos. A ideia de que as pessoas não sabiam disso e administradores não sabiam disso não pode ser mantida - afirmou o protestante Wim Deetman, líder da comissão, ex-ministro da Educação e ex-prefeito de Haia.

Baseado em depoimentos de vítimas e em uma pesquisa com mais de 34 mil holandeses, o documento culpa a Igreja por "supervisão" e "ação" inadequadas. A maioria dos casos reportados são de grau mediano, como toques. O relatório conclui, porém, que houve "vários milhares" de estupros. A Igreja deve responder às denúncias em uma entrevista coletiva ainda nesta sexta-feira.

Documento indica agressões mais frequentes que na Irlanda

O relatório parece indicar que os casos na Holanda foram mais comuns que na Irlanda, onde um escândalo recente sobre abusos cometidos por religiosos católicos levou o Papa Bento XVI a pedir desculpas às vítimas.

O documento holandês sustenta, porém, que os abusos não foram mais frequentes na Igreja Católica do que em instituições semelhantes comandadas por outros grupos. Uma em cada dez crianças foi alvo de abusos no período analisado na Holanda. A phttp://www.blogger.com/img/blank.gifroporção aumenta para uma em cada cinco quando são consideradas apenas as que passaram por orfanatos ou colégios internos, católicos ou não.

"Muitas dezenas de milhares de menores foram submetidos a formas moderadas, sérias e muito sérias de comportamento sexual inadequado na Igreja Católica Romana", afirma o documento, sobre o período entre o fim da Segunda Guerra Mundial e o ano passado. "Abusos sexuais de menores são generalizados na sociedade holandesa", acrescenta o relatório.

O GLOBO

Nenhum comentário: