sábado, 30 de junho de 2012

Censo mostra queda de fiéis da Igreja Universal e crescimento da Mundial do Poder de Deus

Página Inicial » Mundo Cristão

29 / junho / 2012 - 15:45


Nos últimos anos a IURD teria perdido 229 mil pessoas, enquanto que a Mundial soma 315 mil membros.



por Leiliane Roberta Lopes

Censo mostra queda de fiéis da Igreja Universal e crescimento da Mundial do Poder de Deus

Pela primeira vez a Igreja Mundial do Poder de Deus aparece na lista de igrejas do Censo, documento divulgado nessa sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O Censo mostra que a igreja fundada por Valdemiro Santiago não para de crescer enquanto a Igreja Universal do Reino de Deus segue perdendo fiéis.

O documento divulgado anteriormente mostrava que a IURD tinha 2,102 milhões de membros no Brasil e pelos dados divulgados hoje, obtidos por meio de amostragem, a denominação de Edir Macedo tem hoje cerca de 1,813 milhão, uma perda de 229 mil.

Santiago, que não economiza para divulgar seu trabalho através dos meios de comunicação, soma 315 mil seguidores segundo o Censo, possuindo templos em diversas partes do país, principalmente na região sudeste onde está a maioria dessas igrejas.

O crescimento da Mundial chegou a incomodar Edir Macedo, que através da Rede Record divulgou uma matéria no principal programa da emissora dizendo que Valdemiro Santiago, seu ex-bispo, estaria usando o dinheiro arrecado dos fiéis para enriquecimento próprio.

Antes, porém dessa reportagem, a IURD TV mostrou diversos vídeos falando sobre ex-pastores e obreiros que trocaram a Igreja Universal pela Mundial e que estavam arrependidos.

Crescimento também no exterior

Não é só no Brasil que a IMPD está crescendo, recentemente um templo foi inaugurado no Uruguai, mas é possível encontrar o ministério fundado há 14 anos em outros 18 países.

O pesquisador do IBGE, Claudio Dutra Crespo, ressalta que no Censo de 2000 a Igreja Mundial nem aparecia na pesquisa e que agora teve 315 mil declarantes, ou seja, pessoas que confirmaram frequentar essa denominação.

“Ela apareceu (no Censo 2010) com 315 mil pessoas e em 2000 nem aparecia. Foi a única denominação nova que se ressaltou no número de declarantes”, afirmou ele que é Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE.







Jovem acusa seguranças da IURD de agressão, igreja nega

O jovem teria se envolvido em uma confusão no estacionamento do templo de Manaus e os seguranças teriam separado a briga


Um jovem de 19 anos registrou um boletim de ocorrência no 1º Distrito Integrado de Polícia (1º DIP) de Manaus acusando seguranças da Igreja Universal do Reino de Deus, localizada no centro-sul da cidade, de agressão.

Na versão do estudante Valdlayghiton Góis Duarte ele teria entrado com alguns amigos no templo na tarde do último sábado (16) com alguns amigos e durante o culto ele teria ido ao banheiro.

“Eu estava de bermuda e ele suspeitou de mim”, disse o jovem se referindo a um dos seguranças que teria o abordado chamando-o de ladrão. Valdlayghiton diz que outros cinco seguranças começaram a agredi-lo com chutes e tapas e ainda o algemaram.

“Depois que viram que eu não estava armado e fui à igreja para visitar, eles me levaram para fora do templo, tiraram as algemas e me liberaram”, disse.

A Polícia Civil abriu um inquérito nesta segunda-feira (18) para investigar a denúncia e um dia depois conseguiu o depoimento da administração da IURD que nega a agressão ao jovem e conta outra versão, muito diferente da apresentada pelo jovem.

De acordo com representantes da igreja Valdlayghton teria se envolvido em uma briga com outro jovem no estacionamento da igreja e foi imobilizado pelos seguranças a pedido do rapaz que estava sendo agredido.

“Os seguranças agiram dentro dos padrões permitidos. Não procedemos da forma como foi relatada na denúncia. Há uma orientação nossa e da empresa de vigilância que presta serviço”, informou representantes da IURD.

Com informações de D24am.com

Nenhum comentário: